O Auxílio Emergencial surgiu em meio a pandemia do coronavírus. Criado pelo Governo Federal, tinha o objetivo de auxiliar as famílias mais necessitadas do país, principalmente aqueles que tiveram suas rendas duramente afetadas pela COVID-19. Apesar do benefício ter sido encerrado no final do ano de 2020, parece que o atual governo está trabalhando com a probabilidade de um retorno acontecer em 2021, logo após o carnaval.
De acordo com informações do portal ‘O Globo’, Jair Messias Bolsonaro, atual presidente da República, está sendo pressionado pela ala política para anunciar a prorrogação do benefício. Isto deve ocorrer logo após o carnaval. Portanto, o Auxílio Emergencial de 2021, começaria em meados de março.
O Auxílio Emergencial em 2021 deve ser aprovado, caso não comprometa o teto de gastos do governo. Com isso, a medida seria compensada por ajustes fiscais.
O atual Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que para o benefício ser prorrogado, precisaria de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional).
O novo Auxílio Emergencial seria distribuído em parcelas de 200 reais. E metade dos beneficiários que receberam a quantia no ano passado, ficariam de fora deste novo programa. A meta é atingir os trabalhadores informais que não recebem nenhum auxílio do governo, ou seja, aqueles que tem direito ao Bolsa Família não participariam do programa do Auxílio em 2021.
O texto da prorrogação do Auxílio Emergencial está sendo preparado para ser apresentado aos atuais presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-PB).