O senador Esperidião Amin (Progressistas-SC) trouxe um grande sinal de ânimo para os brasileiros, depois de se posicionar a favor da prorrogação do auxílio emergencial. Ele foi coautor de um dos textos que propõe a extensão do auxílio pago no fim do ano, no valor de R$300.
O senador Amin fez uma longa reflexão sobre a situação que o país enfrentará no começo do ano. Amin concorda que haverá uma retomada da economia, como defende Paulo Guedes, mas que esse movimento não será instantâneo.
Por conta disso, o Senador defende que o Governo trate da questão com urgência. Para Amin, o governo tem conhecimento da quantidade de pessoas em carência econômica, bem como a quantidade de “informais” que existem hoje no mercado de trabalho, todos os grupos dependentes de programas de renda.
Amin avaliou ainda que outros países tem sido bastante cautelosos quanto ao fim da pandemia. Apesar da promessa de vacinas para o primeiro semestre do próximo ano, muitos países estão assinando pacotes de verba para garantia de segurança econômica para as populações mais afetadas.
Nesse sentido, o senador acha improvável que haja resistência de setores do governo a uma prorrogação do auxílio emergencial, ainda que seja um outro projeto, de outro nome. O importante, para o senador, é que seja garantido assistência.
O governo pode prorrogar o auxílio de forma simples, através da edição da MP que já foi usada. Dessa forma, assim que publicada em Diário Oficial, o documento passaria a valer por 60 dias e poderia ser prorrogado por mesmo período, então sendo discutido no Congresso.