Praticamente ninguém esperava que uma pandemia fosse alterar a vida de diversas pessoas no ano de 2020. As rotinas tiveram que ser adaptadas ao vírus e se iniciou um combate por toda a humanidade para evitar que a doença tomasse condições catastróficas. Infelizmente, o Brasil foi um dos países mais afetados pela Covid-19, milhões se infectaram e milhares morreram.
Diante disso, o Governo Federal teve que lidar com outro importante assunto, o impacto na renda da população mais pobre que a quarentena estava causando. Com isso, foi criado o Auxílio Emergencial, visando auxiliar a renda mensal dos trabalhadores informais e dos desempregados.
Milhões de pessoas receberam o benefício e conseguiram complementar suas rendas. O Auxílio Emergencial durou até o final do ano de 2020. Por se tratar de um assunto de interesse nacional, existe uma grande expectativa para saber se ele se estenderá para o ano de 2021. Muito se é comentado entre os políticos sobre este assunto.
Apesar disso, Bolsonaro e sua equipe econômica já esclareceram que não tinham a intenção de prorrogar o benefício, pois ele deixava muitas dívidas ao país. Contudo, existem indícios de que este cenário vem mudando e parece que o presidente da República está disposto a prorrogar o benefício, desde que se tenha dinheiro para isso.
De acordo com fontes ligadas ao governo, Bolsonaro só aceitaria estender o benefício se existisse espaço no orçamento para isso. A aprovação da PEC Emergencial (Proposta de Emenda Constitucional) é uma possível solução para a prorrogação. Porém, o presidente continua a ressaltar que isso só deve ser feito se existir dinheiro.