Nesta última quarta-feira, dia 30 de dezembro, o atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, anunciou de forma definitiva que o Auxílio Emergencial não será mais prorrogado durante o ano de 2021.
O Auxílio Emergencial surgiu como um alívio para muitos brasileiros que tiveram suas rendas afetadas por conta da pandemia do Coronavírus.
O vírus pegou a muitos de surpresa e alterou a rotina da grande maioria da humanidade. Infelizmente, o Brasil foi um dos países mais atingidos. A grande expectativa é por uma vacina.
Em diversos outros momentos, Bolsonaro, já havia comentado que o Auxílio Emergencial era uma grande dívida para o país e que o programa não poderia ser mantido por muito tempo. Inicialmente, com previsão de durar apenas três meses, o programa acabou sendo prorrogado até o final deste ano. Contudo, para os que pensavam que o benefício iria se manter durante o ano de 2021, está possibilidade foi descartada.
Os últimos pagamentos para aqueles que deveriam receber as últimas parcelas do benefício já foram feitos. O presidente fez este anúncio através de enquanto passeava pela região da Praia Grande, no litoral de São Paulo.
Além disso, ele pediu compreensão por parte da população e que entende a ocorrência de muitos pedidos, porém o país não teria condições econômicas de continuar a sustentar o programa.
Mais de 5 milhões de brasileiros receberam o Auxílio Emergencial. Muitos dependiam da quantia para sobreviver.