As famílias de baixa renda que recebem o Auxílio Brasil podem expandir o benefício, caso tenham algum adolescente ou criança na família. Recentemente, foi divulgado que crianças e adolescentes que estão cadastradas no CadÚnico do Governo Federal têm direito a receber o Auxílio Brasil Jovem, voltada para aqueles que possuem um bom desempenho nas avaliações escolares, nos esportes, entre outras atividades.
O principal objetivo do Auxílio Brasil para os jovens é incentivar que eles tenham um bom desempenho na escola. O dinheiro é transferido diretamente para a conta bancária de seu responsável que já recebe o Auxílio Brasil voltado para os adultos.
Não é necessário fazer nenhuma inscrição prévia. Se o filho ou a filha forem premiados nas competições esportivas ou educacionais, automaticamente, o responsável irá receber o dinheiro em sua conta. Se isso não acontecer, a família deve procurar a prefeitura para que consiga ter acesso a premiação.
Auxílio Esporte Escolar
Estudantes de 12 anos a 17 anos que façam parte de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil e que tenham se destacado nos jogos brasileiros esportivos.
O jovem recebe 12 parcelas mensais de 100 reais e uma parcela única de 1000 reais.
Bolsa de Iniciação Cientifica Jr.
Jovens que se destacam em competições acadêmicas e científicas nacionais.
Se trata do mesmo valor do Auxílio Esporte Escolar.
Auxílio Criança Cidadã
Esse auxílio é pago para garantir o acesso das crianças na creche. Para crianças em turno parcial, é 200 reais, para turno integral, 300 reais. O auxílio é pago diretamente para a instituição. Para receber, a família deve comprovar que não consegue acesso as creches privadas ou públicas da região.