Autoridades da Mongólia confirmam casos de Peste Negra e isolam uma região inteira para conter um possível surto

A confirmação da doença levou autoridades do país a tomar medidas radicais para conter uma potencial epidemia.

Você com certeza já estudou sobre Idade Média na escola, não é? Se sim, com certeza já ouviu falar sobre a Peste Bubônica, ou Peste Negra, que foi responsável por dizimar populações durante aquele período histórico. Essa é uma das doenças mais dissecadas por cientistas.

Vários canais internacionais já noticiam os casos confirmados pelo país e alertam a população sobre o risco de surto local. A confirmação da doença levou autoridades do país a tomarem medidas radicais para conter uma potencial epidemia.

De acordo com o jornal inglês Daily Mail, o país já havia isolado a região desde quando os casos foram considerados suspeitos. Agora, com a confirmação do diagnóstico, as autoridades isolaram cerca de 500 pessoas que tiveram contato com os dois pacientes.

Os pacientes são dois irmãos e continuam internados. A região de Khovd foi completamente isolada e ninguém tem autorização para entrar ou sair do local, o que também inclui turistas. As medidas são parte do protocolo do país em casos desse tipo.

Uma das hipóteses das autoridades locais é o consumo de carne crua de marmota, uma prática muito comum da população, mas que vem sendo desmotivada por autoridades. Cientistas já provaram que a carne crua desta espécie pode transmitir a doença.

Em algumas regiões do país, o consumo dessa carne é popular porque as pessoas acreditam que algumas partes do animal são boas para a saúde e podem dar vigor e energia. Mas outros casos confirmados no país já foram associados a doença.

De acordo com canais de notícia internacionais, outros casos de peste bubônica foram confirmados no ano passado. Naquela ocasião, a província de Bayan-Ulgii foi completamente isolada para conter um possível surto da doença.

O país faz fronteira com a Rússia, China e Cazaquistão. A fronteira com a Rússia já foi fechada para conter um possível surto internacional. O país agora tenta isolar a contaminação.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.