Uma atriz muito querida morreu nesta terça-feira (14). Ela era muito conhecida por seus papéis no cinema, teatro e na televisão. Recentemente ela havia trabalhado junto com a atriz Fernanda Montenegro, na série Doce de Mãe, que foi exibida pela TV Globo. A série foi indicada a vários prêmios Emmy.
Morreu a atriz e diretora Irene Brietzke, de 76 anos de idade, que estava lutando contra um câncer. Ela morreu na casa dela, na cidade de Porto Alegra, capital do Rio Grande do Sul. O velório aconteceu no dia seguinte, no Cemitério São Miguel, com uma homenagem póstuma às 16h30.
A atriz também participou de algumas produções exibidas no cinema. Dentre tantos papéis feitos por ela, pode-se destacar a sua atuação no premiado filme O Homem que Copiava, um sucesso do cinema nacional que foi exibido em 2003. Ela também esteve em Beira-Mar.
Mesmo com trabalhos icônicos na televisão e no cinema, a área de atuação em que ela mais trabalhava era nos palcos. Irene escreveu, produziu, dirigiu e atuou em peças de teatro por 30 anos. Um de seus maiores destaques foi em Trem-Bala, que deu a ela o prêmio de Melhor Atriz no Prêmio Açorianos, em 1992.
Além de todos esses trabalhos, a atriz é lembrada por ter dirigido por um tempo o renomado grupo Teatro Vivo, no qual há adaptações de séries nacionais contemporâneas e de Bertold Brecht.