Vinte atores da primeira versão da novela ‘Pantanal’ já faleceram. E entre eles, um deles acaba se destacando, se trata de Maurício do Valle que passou por uma grande carga de drama e injustiça em sua vida.
O ator faleceu aos 66 anos de idade, em meados de 1994, após ter tido suas pernas amputadas devido as complicações da diabetes. Ele ficou muito deprimido por não ter conseguido voltar a atuar, já que era sua maior paixão.
Segundo os parentes e amigos mais próximos, ele acabou deixando de viver por conta do acontecimento. Ele ainda fez uma participação afetiva em ‘Pantanal’, interpretando um dos caseiros da fazenda de José Leôncio.
Maurício era um ator muito querido pelo o autor da novela, Benedito Ruy Barbosa, que estava sempre contando com a presença do artista em suas obras. Por este motivo, ele também atuou em ‘Meu Pedacinho de Chão’ e ‘Cablocla’.
Na televisão, ele se destacava por quase sempre ser escalado para interpretar homens mais brutos. Apenas ocorreu uma exceção em ‘A Dama das Camélias’, na qual viveu um homem bastante romântico.
Maurício também ficou bastante conhecido por sua gentileza, nos bastidores dos locais em que trabalhou. Infelizmente, ele não teve o seu legado valorizado, por este motivo, ele merecia ter sido mais homenageado tanto em vida quanto após sua morte. Afinal, o artista teve mais de quarenta anos de carreira, se tratando do que realmente gostava de fazer.