Por pouco, o Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, na Hungria, não virou palco de uma das maiores tragédias da história da natação esportiva. A atleta Anita Álvarez, de apenas 25 anos, quase perdeu a vida diante dos olhos de todo mundo.
A apresentação já estava chegando no fim quando Álvarez perdeu a consciência. Entre o tempo em que afundou na água e o momento em que foi retirada, decorreram 2 minutos. Esse é o cálculo feito por Andrea Fuentes, medalhista olímpica e técnica da atleta.
Foi justamente Fuentes quem abandonou a área técnica e se jogou na piscina, para resgatar a jovem nadadora. Fuentes deu entrevista horas depois do incidente e procurou tranquilizar o público. Segundo ela, os socorristas não conseguiram ouvi-la ou ouviram, mas não entenderam.
Ela conta que gritou aos socorristas, dizendo que o comportamento da jovem não era normal, mas acabou agindo por conta própria depois de perceber que não haveria socorro. Apenas depois que Fuentes já carregava Alvarez para a superfície é que outro nadador pulou na água.
Foram dois minutos sem respirar e, com a pulsação a 180, você não quer estar dois minutos sem respirar. Teve um momento que me assustei de verdade, mas agora estamos rindo as duas juntas. Ela está muito bem. Tem que descansar.
Ainda na entrevista, Fuentes explicou que a atleta desmaiou em função do grande esforço empregado na apresentação e que ficou claro o limite físico da atleta.