Ataque Isquêmico Transitório: o que é, sintomas e riscos da doença que fez Renato Aragão parar no hospital

A condição que afetou Renato Aragão e o que levou até o hospital.

Nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, foi anunciado através de canais de comunicação que o humorista Renato Aragão está internado após ter sofrido um AIT (Ataque Isquêmico Transitório).

O que é o AIT? 

Se trata de um bloqueio temporário de sangue para o cérebro. Os sintomas costumam durar poucos minutos e não causam danos permanentes na região.

Normalmente, a situação dura uma hora e serve como um alerta de que algo mais grave pode acontecer, como um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que pode deixar sequelas piores.

No caso de Didi, o seu único sintoma foi tontura, o que o levou a pensar que estava tendo uma crise de labirintite. Ao ir para uma unidade de saúde, recebeu o diagnóstico da doença. Com isso, para prevenir maiores complicações, ele ficará sob vigilância na unidade de saúde pelas próximas vinte e quatro horas.

Quais são os sintomas da doença?

Fraqueza nos braços ou nas pernas

Dormência de um lado do corpo

Fala enrolada

Perda de visão repentina

Estado de confusão mental

Quem é mais afetado pela doença? 

A doença costuma ser registrado em pacientes com mais de 50 anos e idosos são mais afetados pela condição.

Quais são os fatores de risco? 

Ter outras doenças, como colesterol alto, diabetes, hipertensão ou ter péssimos hábitos, como uma má alimentação, consumir excessivamente o álcool, fumar diariamente, entre outros.

Mesmo que os sintomas passem, é essencial que a pessoa seja levada a um pronto-socorro.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.