Um ataque hacker ao sistema de tecnologia de informações de um hospital provocou uma overdose de medicamento em uma criança de 3 anos.
O ataque cibernético aconteceu no hospital caso aconteceu no mês de outubro, CommonSpirit Health, em Des Moines, nos Estados Unidos.
O sistema de informação que calculava automaticamente as doses de medicamento parou de funcionar.
Kelley Parsi relatou que o filho de 3 anos passou por um procedimento cirúrgico para a retirada da amígdala, enquanto estava internado para se recuperar, aconteceu o ataque, o analgésico era aplicado através do soro automaticamente foi interrompido e internação deveria durar poucos dias acabou se complicando.
Como o médico não tinha o relatório das doses do analgésico, ou acesso a ficha médica, o profissional de saúde acabou dando ao garoto uma dose cinco vezes maior.
Kelley afirmou que ficou apavorada ao ver o filho passando tal situação e que felizmente ele conseguiu se recuperar.
Rachel Cupples, de Washington, teve uma cirurgia adiada por várias semanas, ele precisava retirar um cisto no ovário com urgência, outros hospitais da rede CommonSpirit Health foram afetados pelo ataque, a cirurgia não foi realizada e ela não conseguia reagendar por causa do ataque cibernético.
“Não foram os médicos. Não foi a enfermeira ou qualquer uma dessas pessoas. Eles realmente fizeram o seu melhor”, disse Rachel.
O que aconteceu foi um ataque ransomware, que se caracteriza pela invasão de sistemas de empresas e mantêm os computadores ou arquivos como “reféns” e exigem dinheiro para liberá-los.