Muitos já devem ter conhecimento que as florestas são verdadeiras farmácias naturais, pois contam com diversas folhas que apresentam propriedades medicinais. Porém, o que poucos podem saber é que existe uma folha, presente em praticamente todas as cidades do país, que também é considerada um remédio para muitas doenças.
Se trata da guaçatonga que já era estudada desde 1974 por seus efeitos cicatrizantes e antissépticos, e com a continuação dos estudos ao passar dos anos, se descobriu que ela conta com diversas propriedades medicinais que vão além da ajuda em cicatrizar ferimentos e evitar infecções.
As folhas, caso sejam misturadas com água quente, ajudam a tratar problemas intestinais e gástricos. Ainda para o mau hálito, o chá age de forma quase que imediata, já proporcionando uma sensação melhor.
O remédio também se torna eficaz contra outras doenças, como a herpes, as feridas, picadas de inseto e até mesmo em aftas e outros ferimentos que precisam de uma cicatrização rápida. Para queimaduras, a planta também contém boas propriedades.
Suas folhas devem ser cultivadas em agosto, ou logo no início da primavera, pois é quando começa sua floração.
Existem diversas formas de utilizar a planta, seja ingerindo através de chás, banhos de assento, compressas, pomadas, cremes e até mesmo géis.
Se trata de uma importante planta brasileira que ajuda nos mais diversos problemas de saúde, portanto, tem um alto valor para o nosso país