Aprenda como usar o micro-ondas corretamente e descubra se ele faz mal para a saúde

Muito se fala sobre os perigos do micro-ondas para a saúde, iremos desmistificar essa ideia

Segundo as informações da OMS, ao utilizar o micro-ondas para poder aquecer os alimentos, não se trás nenhum malefício para a saúde humana. O eletrodoméstico pode até mesmo ser utilizado pro grávidas sem nenhum problema, isso porque a radiação é refletida pelo material metálico do aparelho e fica entro do seu interior sem causar mal para quem usa se espalhando.

Além do mais a radiação também não fica nos alimentos, isso por que o aquecimento dos alimentos ocorre devido o movimento que as partículas de água fazendo e não pela absorção dos raios pelos alimentos. Dito isso, é exatamente por esse fator que qualquer tipo de alimento pode ser preparado no micro-ondas sem trazer mal para a saúde.

No entanto, para que a radiação utilizada pelo micro-ondas não afete a saúde ela deve ser utilizada em níveis mais baixos que são determinados por várias normas que fiscalizam este tipo de coisa. Por isso, cada equipamento deve passar por uma análise antes que ele seja vendido para os consumidores finais para ter certeza que os níveis de radiação contidos não irão causar nenhum mal para a saúde do seu comprador.

A micro-ondas protege que os raios afetem a saúde muito pela forma como ele é feito e pelo seu design. Ele garante que as ondas fiquem presas em seu interior e que não saiam, o que faria com que o aparelho a longo prazo fizesse muito mal para a saúde de quem utiliza.

O material metálico de dentro é um dos responsáveis para poder manter a radiação dentro do micro-ondas. Além disso o vidro também permite que essas micro-ondas saiam, e é exatamente por isso que existe uma rede de proteção no vidro de cada micro-ondas para poder evitar que elas escapem.

Os únicos materiais que podem liberar alguma radiação são as finas aberturas em volta da porta. E mesmo assim, os níveis de radiação que são liberados são muito abaixo do que é indicado na norma internacional que pode causar algum dano à saúde do seres humanos. Por isso não são levada em considerações estas partes, o que não faz com que o micro-ondas se torne prejudicial de forma alguma como alguns afirmam.

Escrito por

Wel Teodoro

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.