A liberação das vacinas contra a Covid-19 foi liberada recentemente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial, trouxe ares de esperança de finalmente ter um imunizante capaz de combater o novo coronavírus.
Neste primeiro momento não há vacinas disponíveis para imunizar toda a população contra a Covid-19, mas é o primeiro passo para que finalmente o Brasil possa ter uma ferramenta eficaz para frear o avanço da epidemia que nas últimas semanas vem se agravando.
Apenas as pessoas que fazem parte dos grupos de riscos vão tomar a vacina contra a Covid-19, entre eles estão, profissionais da saúde e idosos.
Mas, ainda existem muitas dúvidas a respeito das vacinas que já começaram a ser aplicadas no Brasil, entre elas o tempo que leva para que uma pessoa que recebeu a vacina leva para ficar imune.
Vale ressaltar que os imunizantes que estão sendo ministrados no Brasil precisaram de duas doses. Segundo especialistas em saúde que foram ouvidos pelo portal de notícias do ‘G1’, a proteção contra a Covid-19 começa a valer após duas semanas da aplicação da segunda dose.
Entretanto, entre uma dose e outra a pessoa que recebeu a vacina precisa continuar a usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social.
Para aqueles que não fazem parte do grupo de risco ter acesso a vacina contra a Covid-19 pode levar muitos meses, por isso é preciso tomar todas as medidas de precaução.
Mais detalhes nos vídeos abaixo: