No final da noite de quarta (23), o mundo testemunhou o início da invasão russa à Ucrânia. Durante a quinta (24) as cenas dos ataques e da fuga da população foram destaque na grande mídia do mundo inteiro. As tropas russas invadiram e atacaram diversas cidades ucranianas.
Uma delas chamou muita atenção, já que se trata de Chernobyl, aquela região que está completamente abandonada devido ao maior acidente nuclear da história da humanidade.
Durante a quinta, o governo ucraniano informou que soldados russos tinham invadido e tomado a região que é muito restrita já que os níveis de radiação no local ainda permanecem muito altos, mesmo já tendo passado mais de 30 anos do acidente.
Nesta sexta (25), o serviço nuclear da Ucrânia divulgou um alerta muito preocupante informando que houve um aumento de radiação na usina nuclear que foi causada pelas inúmeras perturbações que estão acontecendo no solo.
Segundo a porta-voz da Casa Branca, além dos russos ocuparem a região da usina nuclear eles também estão mantendo vários trabalhadores da usina como reféns.
“Estamos indignados com relatos confiáveis de que soldados russos estão mantendo funcionários das instalações de Chernobyl como reféns”, disse Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca.
Ele ainda ressaltou os riscos desta tomada de reféns dos funcionários que mantêm o local seguro dizendo que “é incrivelmente alarmante e muito preocupante”.
Na noite de quinta, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o país foi abandonado pelo ocidente.