O fim de 2021 está entrando para a história como um dos mais trágicos da história do país, com cidades inteiras debaixo d’água e milhares de pessoas desabrigadas ou desalojadas. As cenas são assustadoras e circulam a internet.
Em meio a todo o caos, a atuação da mídia é uma das únicas maneiras de disseminar informação, com a ajuda das redes sociais. É exatamente através delas que histórias como a de Jean Paulo acabam sendo divulgadas.
Jean é pedreiro e perdeu sua casa durante as chuvas. Mesmo em meio a um momento de dor, ele escolheu usar sua força e energia para o bem, para ajudar ao próximo. Com uma jangada, ele tem circulado a cidade onde mora para resgatar pessoas ilhadas.
“[Dei] 85 voltas, desde 4h da manhã estamos aí. Já que nós perdemos nosso lar, a gente não pretende que ninguém perca a vida. Isso aí [bens materiais] a gente conquista aos poucos (…) São muitas [pessoas ilhadas], não são poucas. Tem muitas ainda, precisando de muito apoio“, desabafou.
Jean mora em Itabuna, uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado da Bahia. A cidade tem quase toda a sua totalidade submersa em água de chuva e ainda um total de estrago a ser contabilizado.
As chuvas atingem principalmente a região sul da Bahia e a região norte de Minas Gerais, que também sofre com alagamentos e destruição pelo estado.