Na última sexta-feira (4), áudios atribuídos ao deputado estadual eleito por São Paulo, Arthur do Val (Podemos), que até era um dos pré-candidatos ao governo de SP, onde ele fala sobre as mulheres ucrânias, vazaram e ganharam uma enorme repercussão negativa nas redes sociais e na mídia em geral.
Arthur do Val viajou no início da semana para a Ucrânia, com o pretexto de auxiliar a população local contra a invasão russa. O parlamentar chegou a postar uma foto onde aparece ao lado de engradados com garrafas, segundo o deputado que é mais conhecido como ‘Mamãe, Falei’, ele estava ajudando a produzir coquetéis molotov.
Nos áudios as falas do deputado são de cunho machista, ele chega a dizer que as mulheres ucranianas “são fáceis por serem pobres”, além de vários outros detalhes repugnantes; confira o áudio abaixo:
A deputada estadual Isa Penna (PSOL – SP), afirmou que o parlamentar Arthur do Val ligou para saber “o quão f*dido está” após a divulgação dos áudios.
“Ele me ligou para saber o quão f*dido ele está, e eu não só falei que acho o áudio dele escroto, como disse que acho que ele está muito ferrado”, afirmou ela.
A deputada afirmou que é inacreditável que como um homem que tem poder se acha no direito de cometer tal violência e misoginia. Confira o vídeo da deputada abaixo:
É TODO DIA, – absolutamente todos os dias -, que um homem com poder faz um escárnio imensurável de violência e misoginia. É essa pessoa que vocês querem que a gente conviva no parlamento? Me mandaram os áudios do Mamãe Falei e ele pediu a minha opinião sobre o que foi falado. + pic.twitter.com/TW3Vq05f4X
— Isa Penna é Lula e Haddad 🌟 (@isapenna) March 4, 2022
Os assessores do deputado ‘Mamãe, Falei’, afirmaram que não conseguiram se comunicar com ele na tarde de sexta-feira, mas que ele deve chegar no Brasil na manhã deste sábado (5).