Aos 43 anos, atriz de O Clone e América abre o coração sobre doença crônica: ‘dor o dia inteiro’

Muito famosa nos anos 2000, atriz está afastada da TV.

Nos anos 2000, muitos atores e atrizes ganharam destaques em novelas memoráveis nas telas da televisão brasileira. Um desses nomes, sem dúvida, é o da atriz Franciely Freduzeski. Depois de participar de grandes novelas, como O Clone e América, Freduzeski acabou chamando muito a atenção.

A atriz permaneceu com alguns papéis e se despediu da TV em 2018, quando fez seu último trabalho. De lá para ca, afastada da televisão, a atriz tem vivido uma luta diária contra uma doença crônica e que, muitas vezes, se torna incapacitante.

Freduzeski revelou, em entrevista ao Uol, que levou tempo para que seu diagnóstico fosse fechado, o que pode ser angustiante. A atriz revelou sofrer de fibromialgia. A doença é reumatologica e caracterizada por dores constantes no corpo.

Há quatro anos venho numa luta com dores no corpo. Tive que focar na minha saúde e parar tudo, eu não sabia o que eu tinha, não aguentava ficar em pé nem deitada. Com a fibromialgia, tudo é um estresse, tudo é muito. Até tomar banho é muito difícil quando estou em crise“, afirmou.

Freduzeski conta que passou anos lidando com sintomas que não tinham explicação e que não paravam apenas nas dores, mas irradiavam para outras partes do corpo, como intestino.

A fibromialgia é um desafio não apenas para quem sofre, mas também para quem estuda. A doença gera sintomas físicos incapacitantes e, consequentemente, gera danos psicológicos que podem desencadear quadros de depressão, transtornos de ansiedade, insonia, dentre outros.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.