A Federação Colombiana de Futebol lamentou oficialmente a morte do jovem Harlen Santiago García. Aos 18 anos, Harlen era considerado uma promessa do futebol nacional e despontava nas categorias de base, tendo sido convocado pela seleção em algumas oportunidades.
O jovem jogava pelo clube La Academia de Manizales durante um amistoso quando se queixou de mal-estar. No intervalor da partida, o garoto recebeu atendimento médico no vestiário e os médicos avaliaram que ele precisava ser encaminhado para a emergência.
Harlen chegou a ser levado para o hospital para receber socorro, mas não resistiu. Ele havia sofrido uma parada cardíaca e não chegou a tempo no hospital San Antonio. Durante o percurso, os médicos ainda tentaram reanimá-lo, sem êxito.
Sua morte está sendo lamentada no país, especialmente porque o jogador era considerado uma promessa. Ainda muito jovem, Harlen já havia atuado pelas categorias de base da seleção colombiana e era acompanhado de perto pelos principais clubes do país. Não foram divulgados mais detalhes sobre seu estado de saúde antes do amistoso.
Apesar de estar atuando pelo Academia de Manizales, ele era contratado do Once Caldas, um clube da primeira divisão da liga nacional. O garoto atuava como meia-atacante e vinha sendo considerado uma verdadeira joia para ser aprimorada.
A Federação Colombiana de Futebol classificou sua morte como uma “grande perda para o esporte“. O Once Caldas, clube com o qual o garoto tinha contrato, também expressou seus pêsames em publicação oficial.