Quando o diagnóstico de covid-19 veio, familiares de dona Regina Coelho Guiné ficaram apreensivos. A idosa, além da idade avançada, havia passado por uma cirurgia ortopédica há pouco tempo, o que preocupou a todos.
Os primeiros sintomas foram percebidos por um dos filhos da idosa, que observou que a mãe estava apresentando febre e indisposição. Já assustados, a família procurou o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão.
A escolha do hospital foi exatamente porque a equipe médica do HTO já realizava acompanhamento da idosa, desde que havia feito uma cirurgia no fêmur. Além disso, o Hospital tem recebido casos de covid. Assim, ela acabou sendo internada para receber todos os cuidados possíveis.
Apesar do desejo de melhora, médicos e familiares estavam apreensivos já que a covid-19 é um doença que pode ser muito grave em idoso. No entanto, para a surpresa de todos, dona Regina reagiu muito bem e teve alta para terminar a recuperação em casa.
O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Maranhão (SES), que também divulgou uma foto de dona Regina. O HTO, que foi inaugurado há poucos anos, foi parcialmente transformado em centro de referência para o tratamento da covid no estado.
O estado do Maranhão tem atualmente cerca de 449 pessoas internadas para o tratamento da covid-19, sendo que pelo menos 188 pessoas estão em UTIs. Além disso, cerca de 7.600 pessoas estão em isolamento domiciliar depois de confirmação da infecção, mas não apresentando sintomas graves.