Uma criança de 10 anos de idade acabou deixando todos surpresos na escola onde estudava, porque depois de assistir uma palestra sobre abuso, que foi ministrada pelo programa Proerd, a jovem decidiu escrever um bilhete fazendo uma denúncia.
O palestrante pediu as crianças que quem tivesse qualquer pergunta escrevesse um bilhete e depositasse em uma caixinha de forma anônima. As perguntas e as dúvidas seriam respondidas sem revelar a identidade do escritor. Assim, a jovem tomou coragem e decidiu escrever o bilhete.
No bilhete escrito por ela dizia: “Eu já fui abusada pelo meu pai, isso pode ser denúncia? Sim ou não?”.
Assim que leu a pergunta da criança os educadores do Proerd e da escola decidiram chamar o conselho tutelar e o bilhete escrito foi entregue para os conselheiros, que fizeram um boletim de ocorrência.
A mãe da criança foi chamada na escola para conversar. Lá ela disse que a menina morou com seu pai durante cinco meses em outra cidade e durante esse tempo a mãe não tem como dizer se aconteceu algo com a filha, mas pelo que a criança escreveu no bilhete tudo indica que o pai abusava da menina enquanto ela morava com ele.
A responsável pela menor disse que sempre mantinha contato com a filha pelo telefone e a menina chorava muito pedindo para ir embora para casa e falava que o pai batia muito nela, mas nunca disse nada sobre abuso.
A mãe contou também que já havia perguntado a filha várias vezes e sempre conversava com ela sobre esses assuntos, mas sempre que tocava no assunto de abuso a menina mudava de conversa e não contava nada.
A responsável disse que jamais imaginou que o pai poderia fazer algo desse tipo com sua própria filha, mas infelizmente a realidade é essa as vezes o abuso vem de quem menos esperamos.