Anvisa aprova novo tratamento para HIV e pacientes se enchem de esperança

Os paciente comemoram a boa notícia, após aprovação da Anvisa!

Na última segunda-feira, dia 29 de novembro, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgou a aprovação de um novo tratamento para o HIV, a nova medicação é composta por duas substâncias potentes contra a doença, sendo em único comprimido.

A nova medicação se constitui na combinação das substâncias doluteegravir sódico e lamivudina, o medicamento aprovado pela Anvisa, já pode ser prescrito para adultos que esteja em tratando da infecção pelo vírus HIV, assim também como para o público adolescente, desde que tenham mais de 12 anos e o peso corporal seja acima de 40 kg.

Em nota oficial, publicada neste mesmo dia 29 de novembro, a agência esclareceu sobre o novo medicamento contra a imunodeficiência humana tipo 1:

“A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes”.

Clulas do vrus HIV viries em imagem microscpica produzida em 2011 Foto Maureen Metcalfe Tom HodgeCDCAP

Vale ressaltar que segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem distribuído todos os antivirais gratuitamente, desde o ano de 1996 e, além disso, a garantia de tratamento pelo SUS, vem sendo disponibilizada aos pacientes desde 2013, independentemente da carga viral.

Anvisa aprova novo tratamento para HIV A Gazeta

Ainda de acordo com informações do Ministério da Saúde, existem 19 medicações disponíveis em 34 apresentações farmacêuticas, contra o HIV, agora, com a possibilidade de tratamento com apenas um medicamento, os paciente comemoram.

Teste rpido para HIVAIDS

Escrito por

Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.