Na última segunda-feira, dia 29 de novembro, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgou a aprovação de um novo tratamento para o HIV, a nova medicação é composta por duas substâncias potentes contra a doença, sendo em único comprimido.
A nova medicação se constitui na combinação das substâncias doluteegravir sódico e lamivudina, o medicamento aprovado pela Anvisa, já pode ser prescrito para adultos que esteja em tratando da infecção pelo vírus HIV, assim também como para o público adolescente, desde que tenham mais de 12 anos e o peso corporal seja acima de 40 kg.
Em nota oficial, publicada neste mesmo dia 29 de novembro, a agência esclareceu sobre o novo medicamento contra a imunodeficiência humana tipo 1:
“A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes”.
Vale ressaltar que segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem distribuído todos os antivirais gratuitamente, desde o ano de 1996 e, além disso, a garantia de tratamento pelo SUS, vem sendo disponibilizada aos pacientes desde 2013, independentemente da carga viral.
Ainda de acordo com informações do Ministério da Saúde, existem 19 medicações disponíveis em 34 apresentações farmacêuticas, contra o HIV, agora, com a possibilidade de tratamento com apenas um medicamento, os paciente comemoram.