Anticoncepcional masculino em forma de vacina estará pronto em 2023; saiba como funciona

Ainda em desenvolvimento e com previsão para ser lançado no mercado no próximo ano, o anticoncepcional masculino foi anunciado pelos cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia.

De acordo com as informações divulgadas em nota pelo Instituto Indiano, o anticoncepcional masculino não tem hormônios em sua composição e será disponibilizado em forma de vacina com efeito válido por 6 meses.

Os cientistas afirmaram que o Risug, que significa Inibição Reversível do Esperma Sob Controle, é reversível e já está em fase final de testes. Para reverter seu efeito será necessário apenas a aplicação de uma injeção à base de água e bicarbonato de sódio, em qualquer momento.

Reprodução/Brendan McDermid/Reuters

Ainda segundo informações do  Instituto Indiano de Tecnologia que passaram a circular na mídia nesta terça-feira, dia 20 de setembro de 2022, o Risug apresentou 97% de eficácia após 300 voluntários serem submetidos a testes na Índia.

Como funciona o anticoncepcional masculino?

Aplicado em forma de vacina, o Risug é feito com um gel feito de polímero que reveste os canais responsáveis pelo transporte dos espermatozoides e dessa forma fica impossível a fertilização do óvulo.

Como será aplicado?

O anticoncepcional deverá ser aplicado em 2 doses, sendo uma dose em cada ducto com anestesia local na área do escroto, todo o processo é feito em poucos minutos e funciona de imediato.

Efeitos colaterais:

Os efeitos colaterais do anticoncepcional masculino incluem dor na região da virilha e inchaço escrotal. Nos voluntários testados esses efeitos colaterais desapareceram em cerca de um mês.

Escrito por

Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.