A ansiedade é uma sensação incompreendida e que é difícil imaginar como tirar algo positivo dela. Estima-se que existam cerca de 12 milhões de brasileiros com distúrbios de ansiedade, uma doença que atrapalha relacionamentos, carreira profissional e o bem-estar físico e emocional.
Wendy Suzuki, que é professora e neurocientista disse que a ansiedade pode sim ter momentos positivos e que, ao invés de lutar contra ela, o paciente pode usar essa emoção para se tornar mais positivo e mais resistente. Há seis exercícios práticos para isso.
O primeiro exercício é transformar a ansiedade em progresso. Aprenda a se acalmar, reavaliar situações e reformular os pensamentos para decisões que tenham mais inteligências. O segundo deles é experimentar algo novo. Não significa que você tenha que fazer um treinamento ou algo difícil, mas alguma coisa que seja fora da sua zona de conforto.
Procure pensar nos resultados positivos. Tudo que você precisa esperar uma resposta deve e pode ter como expectativa algo positivo, não precisa ser o melhor resultado, mas sempre espere algo positivo. Aproveite para se comunicar com outras pessoas, em vez de se afastar nos momentos de crise, procure se aproximar de quem possa te ajudar.
O quinto exercício é praticar um auto-tuíte positivo. Isso nada mais é do que colocar lembretes positivos para o seu dia a dia, incentive-se a ler esses pensamentos positivos diariamente. Por fim, mergulhe na natureza. Procure respirar, relaxar e tomar consciência dos sons, cheiros, texturas e imagens que só a natureza pode proporcionar.