Anitta acaba de lançar o “Versions Of Me”, seu primeiro disco voltado para o mercado internacional. O CD teve grande antecipação e por meses foi chamado de “Girl From Rio”. Nas músicas, os fãs vão poder conferir parcerias lendárias.
Mas nem tudo são flores. Ao mesmo tempo em que comemora o lançamento do disco, Anitta vê seu nome sendo arrastado para uma polêmica em relação a um recorde recém conquistado. Há poucos dias, Anitta se tornou a primeira artista brasileira a alcançar o número 1 do Top Global do Spotify.
O feito foi marcante e entrou para a história, mas pode levar para a história uma polêmica também. Acontece que os fãs da cantora estão sendo acusados de fraudar os algoritmos do aplicativo para conseguirem garantir o posto.
A hipótese foi levantada pelo site Rest Of World, site que fala sobre tecnologia. A publicação apontava que fãs estavam usando de estratégias irregulares para inflar os números de Anitta, como montagem de playlists, play na música sem ouvir, etc.
O problema é que a cantora usou suas redes sociais para repostar uma sugestão dessas, feita por um fã. Se comprovado, Anitta pode ser acusada de fraude dentro do aplicativo.
Mas será que isso é só pela atitude dos fãs mesmo? Esse tipo de tática não é tão desconhecida assim e muitos artistas já estimularam seus fãs nesse sentido. Em 2020, por exemplo, Justin Bieber divulgou as mesmas estratégias para chegar ao número 1 da Billboard com a música “Yummy”. Na época, o cantor chegou a receber críticas, mas todo mundo esqueceu logo.