Em muitos casos, o aneurisma cerebral só é identificado quando rompe e coloca o indivíduo em risco. No entanto, existem formas de diagnosticar o problema com antecedência e evitar se expor a riscos desnecessários.
O problema acontece quando uma parte mais sensível da artéria começa a dilatar, acumulando sangue e crescendo em volume. No cérebro, pode causar problemas graves caso se rompa e pode inclusive levar à morte.
Ao contrário do que muita gente pensa, existem alguns sintomas que se manifestam e que podem indicar o problema. Um desses sintomas, e mais conhecidos, é a dor de cabeça. Mas quando é importante estar atento?
Existem alguns sintomas que devem levantar alertas para uma consulta ao médico, fique atento ao seguinte:
- Dor acima e atrás do olho;
- Dormência;
- Fraqueza;
- Paralisia de um lado do rosto;
Existem ainda alguns casos que aumentam o risco de desenvolver o problema e que precisam ser levados em conta e conversados com seu médico de confiança. Para se ter ideia, o grupo mais afetado por esse problema são mulheres com idades entre 30 e 60 anos.
Pessoas que já tiveram histórico da doença na família também devem prestar atenção redobrada. Malformações arteriovenosas, doença renal policística e distúrbios genéticos do tecido conjuntivo também são considerados fatores de risco.
Se você sente sintomas e suspeita que algo possa estar errado, consulte seu médico de confiança imediatamente e converse sobre a necessidade de fazer exames para identificar, ou descartar, o problema.