Anatel: aprova códigos para identificar ligações de cobrança e marketing

Usuário agora pode identificar as ligações previamente.

Quem já perdeu a paciência pelo volume de ligações que recebe por empresas de telemarketing, que executam cobranças, agora podem comemorar. Por decisão unânime, esse tipo de ligação agora vai precisar vir acompanhada de uma identificação específica.

Ao receber uma ligação, o usuário agora vai ser avisado pelo código 0304 caso aquela ligação seja para cobrança. Com isso, a Anatel acredita que o volume de ligações poderá ser contornado.

O problema já vinha sendo alvo de críticas antigas. Nos últimos anos, o modelo de ligação mudou e passou a ser feito a partir de um disparo automatizado. Com isso, muitas vezes você atende o telefone e fica mudo.

Com a nova decisão, agora o usuário pode ficar atento aos códigos e antecipar, a partir deles, o assunto da ligação:

  • para serviços de telemarketing, o código é 0303.
  • para serviços de cobrança, o código é 0304.

Para os responsáveis pela decisão, a ideia é que o usuário não seja alvo de tantas ligações, classificadas como “abusivas”. “A designação do código 0304 é uma ferramenta que empodera o usuário de telecomunicações independentemente da situação em que ele se encontra”, explica o conselheiro Emmanoel Campelo.

O consumidor ainda pode se cadastrar no programa “Não me Perturbe”, uma iniciativa que impede o acesso de agências de telemarketing a usuários cadastrados. A Anatel ainda vem colocando em prática outras medidas para tentar coibir as ligações abusivas, que incomodam o cliente pela quantidade de chamadas.

Escrito por

Roberta R

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