Nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, a apresentadora Ana Maria Braga gerou muita polêmica ao utilizar uma expressão que é considerada racista. A famosa utilizou o termo ‘inveja branca’ que seria uma espécie de ‘inveja boa’.
Tudo ocorreu após ela mostrar uma plantação de girassol, localizada em Cerquilho, interior de São Paulo e dizer que teria a inveja branca do repórter que estava no local.
“Tem alguns momentos, não quando vocês passam perrengues, eu fui repórter de rua durante muito tempo e morro de inveja, inveja boa, inveja branca de estar aí onde está. Você aí e eu aqui hoje, que lindas”, disse ela, causando polêmica com a sua fala.
Lembrando que essa não é a primeira vez que Ana Maria Braga sofre com acusações de racismo. Ela também já chegou a ser acusada após ter dito sobre racismo reverso, o que implicaria que pessoas brancas sofreriam racismo.
O termo ’Inveja Branca’ é considerado racista justamente por associar o termo branco com alguma coisa boa. Ou seja, mesmo que a inveja seja ruim, caso ela seja branca, ela ainda é suavizada. Essa é mais uma das expressões existentes em nosso vocabulário que acabam contribuindo para associar pessoas negras com comportamentos negativos.
E por se tratar de uma pessoa considerada pública, a famosa precisa ter muito cuidado ao se expressar, por conta de suas falas terem um grande alcance aos telespectadores.