Alunos de uma escola pública no Distrito Federal denunciam ter encontrado uma barata no lanche servido durante a merenda. Um vídeo mostra uma barata agarrada a um pedaço de pão, que teria sido fornecido pela unidade escolar.
O caso aconteceu no Centro de Educação Básica 03, localizado em Sobradinho, e acabou chegando as redes sociais. Ainda segundo as informações da denuncia, uma das alunas chegou a passar mal depois de comer do pão oferecido pela escola.
Em nota, a direção da escola admitiu a ocorrência mas classificou o episódio como um “caso isolado”. Ainda segundo a escola, o inseto estava preso a massa do alimento e o lote contaminado já foi recolhido. Ainda segundo a nota, as funcionárias responsáveis pela preparação dos alimentos foram orientadas a olhar mais cuidadosamente os produtos.
Insetos em comida já aconteceu antes
Casos como esse, infelizmente, não são tão raros quanto seria desejável. Em maio deste ano, por exemplo, alunos do campus de Quixadá, da Universidade Federal do Ceará, denunciaram ter encontrado uma rã no meio da comida.
O animal foi encontrado na comida servida no Restaurante Universitário do Campus, popularmente conhecido como “bandejão” em muitas partes do país. No caso registrado no RU da UFC, os responsáveis também se manifestaram e confirmaram o episódio.
Situações como essa podem gerar intoxicação alimentar e devem ser acompanhadas com atenção. Para evitar esse tipo de transtorno, é necessário que os responsáveis tomem medidas sanitárias.