Quanto mais avançamos no tempo, mais se torna urgente a necessidade de descobrir meios mais limpos e sustentáveis de gerar energia. Uma iniciativa mexicana tem conseguido bons resultados através de uma iniciativa própria.
A ideia se concretizou em 2009, depois que o empresário local Rogelio Sosa Lopez se juntou com Miguel Angel Ake. Os dois criaram a Nopalimex, que se dedica à plantação de Nopal. Essa é uma vegetação de grande valor social, alimentar e econômico ao país.
O cacto nopal é usado como alimento, gera empregos e agora também está sendo usado como biocombustível. As partes descartadas do Nopal são usadas para a produção de biomassa e o projeto já vem dando excelentes resultados.
Com a energia gerada nesse momento, a empresa consegue sustentar a si mesma. Isto é, todos os edifícios que compõem a produção são alimentados por energia limpa gerada pela biomassa produzida a partir dos cactos.
A ideia agora é expandir esse uso em parceria com a cidade de Zitacuaro. Um termo de compromisso foi assinado para que os carros oficiais da cidade, como viaturas policiais e ambulâncias, passem a operar alimentados pela energia gerada pelos cactos.
Tudo no nopal se aproveita. Primeiro a polpa é extraída para a produção de farinha, que é usada na preparação de tortillas. A parte que seria descartada então é misturada a esterco de vaca e essa mistura gera o biocombustível. A expectativa é que o gás possa substituir o gás não renovável.