Alicinha Cavalcanti era uma das promoters mais conhecidas do Brasil. Ela se tornou bastante admirada por diversos famosos por conta de seu trabalho. Infelizmente, sua morte foi confirmada nesta última segunda-feira, dia 2 de agosto. Segundo a famosa jornalista Marília Gabriela, Alicinha estava lutando contra uma rara doença que causa a perda da linguagem, a doença se chama Afasia Progressiva Primária (APP).
Muitas pessoas nunca sequer escutaram sobre essa doença, visto sua raridade.
Ela é mais comum em pessoas que possuem idade acima de 65 anos de idade. Além disso, o problema lembra Alzheimer. Contudo, o Alzheimer afeta muito mais pessoas.
A APP pode ser identificada quando o paciente começa a apresentar dificuldades para falar. Um de seus sintomas é não conseguir formar frases com sentido.
Ricardo Amorim Leite, neurologista, falou um pouco mais sobre a doença.
Ele contou que no começo a pessoa apenas tem dificuldades para falar. Contudo, conforme a doença vai progredindo, ela perde sua autonomia.
A pessoa começa a ter esquecimentos e não se lembra daquilo que estava fazendo.
No caso de Alicinha, no fim de sua vida, ela não se lembrava mais de quem eram seus amigos e familiares.
Não existem medicamentos para tratar essa rara doença. Ela prejudica em diversos aspectos da vida de uma pessoa, como em sua alimentação e higiene pessoal, abrindo espaço para outras doenças fatais.
Sua morte gerou muita tristeza.