A Covid-19 é uma doença altamente contagiosa e que tem feito estrago pelo mundo nos últimos meses. A pandemia já dura mais de um ano e, apesar das vacinas, especialistas alertam que o fim ainda não está próximo. Os cuidados devem ser mantidos.
Um dos grupos mais vulneráveis a contrair a doença, pela falsa sensação de segurança que muitas pessoas possuem, são as crianças. Por não integrarem o grupo de risco e raramente apresentarem complicações graves da doença, muitos pais e responsáveis não se atentam a todos os cuidados.
No ano passado, um levantamento apontou que 514 crianças com menos de 5 anos morreram por covid-19. Outro dado que impressiona e preocupa é o número de crianças e adolescentes que desenvolveram síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica, em decorrência da covid-19: 197, a maioria com menos de 10 anos.
Os números são assustadores e precisam ser divulgados. A secretaria de saúde de Belo Horizonte confirmou ontem a morte da primeira criança com menos de 4 anos por covid-19. O comunicado não informou o gênero da criança ou a idade exata.
A criança faz parte das 2.282 vítimas fatais da doença na cidade. Belo Horizonte já registrou 91.419 casos da doença. Ainda de acordo com a Fundação de Parques de Belo Horizonte, janeiro foi o segundo mês com maior número de enterros, desde o começo da pandemia.
No estado de Minas Gerais, o número sobe para 740 mil casos de covid-19 e 15.126 mortes.