O site especializado em meteorologia, Met Sul, classificou como “brutal” uma onda de calor que se aproxima da América do Sul. O alerta acaba de ser feito e traz preocupação para o sul do país e alguns estados do sudeste.
Argentina, Uruguai e Paraguai também devem ser afetados. A onda de calor será tão extrema que especialistas apostam na quebra de recordes de temperatura. A situação será mais radical no Uruguai e Argentina, cujos territórios estão mais enquadrados na faixa da Onda.
O que mais chama a atenção é que a temperatura no mês de janeiro nesta região é amena e baixa. Uruguai e Argentina, assim como os estados do sul do Brasil, atingem entre 10º a 15º, no máximo chegando na casa dos 20º, geralmente.
Para este mês de janeiro, já nas próximas semanas, a expectativa é a de que essas regiões atinjam a marca assustadora de 45º a 50º. A projeção foi feita pelo modelo GFS da NOAA (Estados Unidos), conforme informações do MetSul.
No Brasil, embora as regiões próximas possam sentir o reflexo do evento, o Rio Grande do Sul é o único estado diretamente afetado. Existe ainda a especulação de que esse pode ser o evento de maior calor da história do estado.
O alerta da onda de calor leva a preparação prévia para o evento. O valor já será sentido na semana que começa hoje (09) e tende a aumentar, atingindo um pico no fim de semana.