Alerta: nova pandemia é praticamente inevitável e mundo deve se preparar desde já, diz virologista

Especialistas não têm mais dúvidas de que o mundo enfrentará nos próximos anos mais uma pandemia.

A melhor forma de enfrentar uma pandemia é se preparando para enfrentar a mesma e é isso que o mundo deveria fazer desde já, é o que avisa um virologista da USP. Segundo ele, é praticamente certo que o mundo passará por uma nova pandemia, só não se sabe ainda ‘quando’ isto acontecerá.

Para especialistas, a maior probabilidade é que a próxima pandemia seja causada por algum tipo de vírus influenza, como foi o caso das gripes russa e asiática, causadas pelo H2N2, que deixou 2 milhões de mortos.

A gripe de Hong Kong, casada pelo vírus influenza H3N2, deixou 3 milhões de óbitos e houve outras, como a terrível gripe espanhola, que pode ter matado mais de 50 milhões de pessoas no planeta.

Camila Malta Romano, virologista do Instituto de Medicina Tropical da USP, explicou que a Covid-19 não será a última pandemia e que agora o grande desafio para os cientistas é tentar descobrir quando virá a próxima.

Quando houve a primeira epidemia deste século, no ano de 2003, os cientistas sabiam que não seria a última, o que foi constatado tempos depois. Agora, mais uma vez chega o alerta de que a humanidade deve se preparar para outros desafios como este da Covid-19.

Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista da USP, explicou que a destruição do meio ambiente é um dos motivos para o surgimento de novas pandemias, já que os vírus e micro-organismos vivem na natureza.

Preservar o meio ambiente é fundamental para evitar milhões de mortes no mundo todo, mas as providências precisam ser tomadas agora.

 

Escrito por

Russel Morais

Aqui você encontra as últimas notícias sobre famosos, novelas, reality, televisão e muito mais. Tem sempre uma matéria nova para você conferir e ficar por dentro de tudo.