O Câncer é uma doença séria que necessita ser descoberta o quanto antes. A detecção tardia da doença pode acarretar a impossibilidade de remissão e a ineficácia do tratamento, já que se trata de uma enfermidade progressiva.
Leia esta matéria até o fim para se informar sobre um dos tipos mais violentos de câncer: o câncer nos ossos.
O câncer se desenvolve em estágios, começando como um tumor no primeiro estágio e indo até a metástase que pode ser considerada como o último estágio onde células cancerígenas se desprendem do tumor primário e se espalham para outros órgãos ou por todo o corpo.
Se o câncer chegar ao quarto estágio, metástase à distância, as chances de recuperação são menores e a eficácia do tratamento é prejudicada. Como qualquer câncer em qualquer estágio, o tempo é crucial para um bom resultado no tratamento.
Os principais sintomas do câncer nos ossos são:
Dor nos ossos: A queixa de dor nos ossos é uma das mais comuns entre os pacientes com câncer nos ossos. A dor não é constante e é mais forte durante a noite ou no momento de fazer algum exercício físico, como dor nos braços ao levantar pesos.
Inchaço: Após algum tempo se percebe um inchaço no local. Anteriormente pode ser detectada uma massa ou nódulo no local da dor.
Fraturas: Embora sejam mais incomuns podem ocorrer fraturas no local onde o câncer começa a se desenvolver pois ele enfraquece os ossos. Aqueles que sofrem fraturas no osso doente sentem uma dor repentina no local afetado.