Alergia emocional: Qual é o tratamento e principais causas?

Cuide bem sa sua saúde!

Você já ouviu falar em alergia emocional? Talvez você até já tenha ouvido falar a respeito, mas sabe do que realmente se trata?

A alergia emocional existe e atinge milhares de pessoas este quadro pode surgir quando as células do corpo têm uma forte reação diante de situações que causam estresse e ansiedade.

Estas alterações das células acontecem em diferentes partes do organismo e geralmente a pele é que mais sofre.

Os sintomas mais comuns da alergia emocional são:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Manchas vermelhas que surgem em alto relevo que também são conhecidas como urticária;
  • Falta de ar;
  • Insônia.

Possíveis causas da alergia emocional

As causas para este tipo de alergia ainda não são bem definidas, contudo, estudos apontam que quadros severos de ansiedade e estresse provocam alterações no organismo que podem levar a produção e liberação de substâncias conhecidas como, cortisol e catecolaminas, que são responsáveis por um tipo de reação inflamatória na derme (pele).

Quais são os tratamentos para alergia emocional?

O tratamento para a alergia emocional precisa ser recomendado por um dermatologista. Na maior parte das vezes o tratamento é realizado através do uso de medicamentos antialérgicos para aliviar os sintomas, como por exemplo, coceira e vermelhidão da pele.

Caso as reações alérgicas durem mais de duas semanas e forem muito fortes o médico pode indicar a utilização de corticoides orais ou através de pomadas com corticoides.

Para auxiliar no alívio dos sintomas da alergia emocional é preciso atenuar as crises de estresse e ansiedade, em alguns casos mais graves recomenda-se o uso de medicamentos para controlar a ansiedade e estresse.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.