Muito dificilmente uma mulher é pega de surpresa pela gravidez, mas eventualmente casos assim acontecem. Na maioria das vezes, pelo menos um sintoma acaba fazendo com que a mulher procure um teste de gravidez. Esse sintoma geralmente é o enjoo.
No entanto, o corpo da mulher passa por inúmeras alterações durante a gestação e a maioria delas pode ser percebida ou observada. Então é bom estar sempre alerta a quais sintomas são esses.
Nos 7 primeiros dias, a mulher pode observar:
Corrimento cor de rosa
Para muitas mulheres, esse é o primeiro sintoma, mas muitas ignoram porque não imaginam que possa ser importante. Esse corrimento nada mais é do que o corrimento normal, mas com algumas partículas do sangue que escorrem após o processo de ovulação.
Corrimento mais espesso
Em muitos casos, também a mulher observa um corrimento mais espesso no fundo da calcinha. No entanto, novamente, muitas ignoram porque não pensam ser nada demais.
Cólica e inchaço no abdômen
Este sintoma já é mais percebido como sinal de que algo está estranho, mas muitas mulheres ainda ignoram e pensam se tratar de algum problema intestinal.
Nos dias seguintes, por 2 semanas:
Cansaço e sono excessivo
Nesta fase, o feto já está começando a puxar a energia da mamãe porque toda a preparação para o próximo estágio da gestação é intenso. Naturalmente, a mulher se cansa mais rápido e acaba tendo facilidade para dormir mais.
Mamas bem mais sensíveis e endurecimento da aréola
Nessa fase, o corpo da mulher está se preparando para a amamentação.
Alteração da menstruação, com atraso ou “sumiço”
Geralmente é nesse sintoma que a mulher leva um susto e começa a fazer contas.
Dor intensa no “fundo das costas”
Essa dor nem todas as mulheres experimentam no começo da gestação, mas muitas relatam. Trata-se de uma dor na base das costas, associada ao desenvolvimento do feto e a mudança no corpo da mamãe. No entanto, muitas mulheres acabam pensando que se trata de uma dor nas costas normal, ou cólica intestinal.
Aversão a cheiros intensos
Esse é outro sintoma que já faz com que as mulheres levantem suspeitas. Geralmente, a mulher passa a ter dificuldade com perfumes, produtos de limpeza e outros. Algumas mulheres se incomodam até com cheiro de comida.
Alterações no humor
Com as mudanças hormonais a todo o vapor, pode ser que a mulher experimente mudanças abruptas de humor e até mesmo sem causa aparente. Irritabilidade, sensibilidade e o humor podem se alterar.
Alterações a partir do primeiro mês de gravidez
Enjoo matinal e vômitos
A esta altura, a maioria das mulheres já suspeita estar grávida e esse acaba sendo aquele sintoma que confirma tudo. Muitas mulheres sofrem muito com essa fase da gravidez, mas a boa notícia é que ela dificilmente dura os 9 meses.
O famoso ‘desejo’ por comida
“Fulano foi no mercado pro filho não nascer com cara de pera”: quem nunca ouviu uma frase como essa? Muitas mulheres nessa fase da gravidez passam a experimentar um desejo estranho por comidas inusitadas, combinações estranhas.
Tonturas e dor de cabeça
Esse é outro “sintoma” que pode gerar intenso desconforto para a mulher, mas que infelizmente vai acompanhá-la por algumas semanas.
Maior frequência de xixi
Com o crescimento do útero, o bebê acaba pressionando a bexiga da mãe e isso leva a mulher a precisar ir no banheiro mais vezes.
Oleosidade na pele e problemas com acne
Mais uma vez, os hormônios fazendo seu ciclone no corpo da mulher.
Agora você conhece muitos sintomas que indicam uma possível gravidez. É importante saber que é fundamental o acompanhamento médico, então não pare no teste de gravidez e procure consultar um médico.