Muito provavelmente, você já teve um afta em algum momento da vida. Se sim, então deve se lembrar da sensação desagradável que é associada a ela. “Afta” é o nome popular dado a Ulceração Aftosa Recorrente (UAR), que causa dor e pode levar semanas para sumir.
Essas úlceras podem se formar na boca por dois tipos principais:
herpetiforme: que está bastante associada a estresse e é considerada menos comum, tendo ainda outras causas conhecidas;
traumática: que é o tipo mais comum, associado a mordidas outras lesões – mas que também pode ter outras causas.
Existem muitas práticas populares conhecidas como remédio para afta, mas a verdade é que não existe tratamento 100% eficaz contra o problema. Na realidade, as aftas muitas vezes aparecem e desaparecem conforme já aconteceria de qualquer forma.
Em casos mais graves, onde a afta demora demais para cicatrizar, pode ser que o dentista recomende alguns métodos ao tratamento, que pode incluir corticoides tópicos e laserterapia de baixa potência, por exemplo.
Uma das coisas mais delicadas em relação às aftas é que, ao contrário de muitos outros problemas, as aftas não podem ser facilmente prevenidas. Como são “auto-limitantes”, ou seja, atingem um pico e depois se resolvem sozinhas, não há muito o que fazer.
O mais recomendado é procurar o dentista de sua confiança, caso observe uma afta que demora demais para cicatrizar. É sempre recomendado acompanhar o problema com a ajuda de um profissional qualificado.