Adotar um cãozinho como novo membro da família pode ser um dos momentos mais gostosos e divertidos para muitas pessoas, mas também é necessário entender o quanto isso significa que você terá novas responsabilidades.
Muitas pessoas caem no erro de subestimar o quanto isso pode mudar suas rotinas, e essa seria a rota para o caos. Por isso, separamos algumas dicas para tornar essa transição o mais calma e saudável possível.
1. Regras claras e objetivas
Não importa quantas pessoas morem na casa, é fundamental que todos estejam na mesma página em relação as regras para o novo morador. Cães são geralmente muito inteligentes e aprendem as coisas rapidamente; mas se as regras são confusas, não espere que o animal faça milagre.
Se um membro da família deixa que o pet suba no sofá, por exemplo, mas outro não; então é provável que o pet não saiba se pode ou não subir no sofá, o que vai resultar em estresse. Ou seja, regras claras e objetivas.
2. Onde colocar a cama do pet?
Cães podem ser muito surpreendentes quando o assunto são gostos pessoais, então não se surpreenda se ele escolher um lugar aleatório para fazer de “quarto” com o passar do tempo. No entanto, nesse primeiro momento, você precisa indicar onde é o espaço dele, ou dela.
Para isso, opte por caminhas, tapetes ou até casinhas, e coloque em uma área com menor trânsito de pessoas, onde haja menos barulho e agitação. A escolha entre caminha, tapete ou casinha deve ser orientada por alguns fatores, como: temperatura, exposição, claridade, etc. A meta é criar um ambiente agradável, calmo e reservado.