Segundo informações do Diário de Pernambuco, uma mulher trans, de 40 anos, foi queimada viva na última quarta-feira (24). Ainda segundo informações do site, a vítima foi atacada por um adolescente nas ruas da capital.
A mulher estava no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, quando foi atacada. Ela foi socorrida pela Samu e encaminhada ao Hospital da Restauração, onde foi constatado um dano de 40% do corpo queimado. A mulher esta em estado estável, mas sem previsão de alta.
A polícia militar informou que mantinha viaturas em patrulhamento na região quando populares pediram socorro denunciando uma tentativa de homicídio. Nesse momento, policiais avistaram a mulher, identificada como Roberta, pegando fogo.
Ainda segundo a polícia, o suspeito é um adolescente que tentou fugir mas foi apreendido e levado a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente. A polícia não soube informar se o jovem revelou a motivação para o crime, mas a suspeita é de que o crime tenha sido motivado por transfobia.
O caso gerou revolta e a manifestação tanto do prefeito do Recife, João Campos, quanto da deputada estadual Robeyoncé Lima. “O que aconteceu é intolerável, atinge a todos e todas nós, comprometidos com a causa dos direitos humanos e do enfrentamento a qualquer tipo de violência e preconceito“, afirmou o prefeito, que se comprometeu em cobrar investigações.
Pelas redes sociais, Lima se manifestou e denunciou irregularidades no atendimento à Roberta no hospital. Além disso, a deputada também cobrou ações públicas que protejam a população trans.
Ver essa foto no Instagram