Absolvido idoso que foi preso por ajudar esposa com esclerose a realizar eutanásia

Idoso havia sido preso depois de ajudar esposa com esclerose múltipla a realizar eutanásia.

María José Carrasco era esposa de Ángel Hernández e sofria de esclerose múltipla fazia 30 anos. Ela pediu muitas vezes para que seu marido a ajudasse com o processo de eutanásia. Como ela não tinha mais autonomia sobre seu corpo, ela precisava da ajuda de alguém para concluir o processo que é crime na Espanha.

Quando sua esposa chegou ao estágio terminal da doença, Ángel preparou um composto de pentobarbital sódico e ministrou nela. Ele filmou esse momento em que a esposa partiu. De acordo com uma notícia do El País, Ángel conta que sua esposa, com 61 anos de idade, não sofreu neste momento e morreu dormindo.

Quando aconteceu o fato, Ángel tinha 69 anos de idade e foi a primeira pessoa na Espanha que foi condenada a prisão por auxiliar alguém a realizar a eutanásia. Eutanásia nada mais é do que ajudar alguém a tirar a própria vida, quando ela não tem capacidade para isso.

Aos 71 anos ele foi absolvido e revela que poderia ter feito tudo de forma clandestina, porém ao conversar com sua esposa, que já havia trabalhado no poder judiciário, ela lhe explicou que seria importantíssimo que o caso transcendesse. Dessa forma o caso dela poderia ajudar outras pessoas.

María José conta que queria o final o quanto antes e já havia feito tentativas de suicídio. Depois de absolvido do caso, Ángel deu uma entrevista e nela falou que o desejo de sua esposa precisava ser respeitado e que todos tem direito a essa liberdade. O promotor do caso relata que ela expressou várias vezes o desejo de tirar a própria vida e suportava uma dor imensurável.

 

Escrito por

NOTICIAS REAIS

Redator há mais de 4 anos, especializado em entretenimento. Compromisso com a verdade e a transparência dos fatos, seja notícias de famosos ou assuntos políticos. Jornalismo é um serviço à população.