Um abrigo de idosos vive um surto de covid-19 em Maringá, Paraná. De acordo com informações oficiais, 13 pessoas testaram positivo para a doença e um idoso morreu. Dos 13 pacientes, 10 são internos e 3 são funcionários do local.
De acordo com informações do abrigo, a suspeita maior é que um idoso tenha sido o primeiro infectado no local. O idoso teve um mal-estar primeiro e foi para o hospital, onde ficou internado. Ele então melhorou e voltou para o abrigo.
Depois de receber alta, o idoso voltou para o abrigo. No entanto, o idoso voltou a passar mal em casa. Na primeira internação, o idoso teve o diagnóstico de dengue. Da segunda vez em que passou mal, o idoso teve o diagnóstico de covid-19.
A vigilância sanitária esteve no local, o Asilo Miramar, e foi atestado que o local realmente segue os protocolos sanitários de segurança. Mesmo atuando de forma correta, com a internação do idoso o local acabou ficando exposto a doença.
O que chama a atenção no caso, que gera ainda mais surpresa, é o fato de que os idosos já estavam vacinados contra a vacina. Todos já haviam recebido a primeira dose e apenas 2 ficaram de fora da segunda dose da doença, porque estavam doentes no dia.
Conforme explicam especialistas, o caso foi possível porque a vacina precisa de 15 a 20 dias para atingir a eficácia total. A suspeita é que o surto tenha acontecido exatamente nesta janela imunológica.