Maguila já foi um dos maiores nomes no esporte nacional, mas atualmente ele está esquecido pelo grande público e segue internado lutando contra uma doença incurável. O ex-lutador de boxe está em um centro terapêutico na cidade de Itu, interior de São Paulo, travando a mais difícil batalha de todas.
Diagnosticado com ETC – Encefalopatia Traumática Crônica, conhecida popularmente como ‘demência pugilística’, o ex-atleta tenta superar as dificuldades que tem enfrentado ao longo dos últimos anos.
José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, está com 62 anos e em 2010 ele foi diagnosticado erroneamente com Alzheimer, sendo que a ‘demência pugilística’ só foi confirmada algum tempo depois e isso prejudicou muito o tratamento.
Em 2014, quando a revista Veja publicou um artigo sobre a vida dele, Maguila já estava sentindo os efeitos da doença. Atualmente ele vive uma realidade bem diferente do que há alguns anos e a maior parte do tempo ele fica descansando ou praticando as atividades coordenadas pela equipe.
No último mês de abril, o ex-boxeador deu uma entrevista à Globo e contou que estava bem na clínica, em tratamento e fez questão de mandar um abraço para todos os fãs.
Irani Pinheiro, casada com Maguila, acha que ele não teve nenhuma melhora em relação à doença, mas na qualidade de vida houve avanços. Ela fica preocupada com o fato dessa doença ser ‘degenerativa, progressiva e irreversível’.