Uma jovem de apenas 14 anos, identificada pelo nome de Maria Clara Oliveira Nogueira, de 14 anos, mora na região de Caieiras, em São Paulo. E ela acabou perdendo uma parte de sua perna por conta de uma picada de mosquito que levou durante uma atividade escolar.
Tudo ocorreu após a professora ter decidido levar os seus alunos para um exercício na horta da Escola Estadual Mário Toledo de Moraes, localizado no bairro Laranjeiras e próximo à mata do Parque Estadual de Juquery. Nesta região, é muito comum que tenha bastantes mosquitos, e após a jovem ter sido picada por um, passou a sentir fortes dores na panturrilha durante o período noturno.
Na atividade, os alunos tinham que lavar e pintar pneus que seriam posteriormente transformados em bancos. Provavelmente, a atividade foi sugerida para ocorrer na aula de artes. Contudo, no local em que aconteceu, a mata estava muito alta, chegando até a altura do joelho dos jovens.
O Parque Estadual é uma área de preservação, pois ainda tem características típicas do cerrado.
Quinze dias após a picada, a dor não passava e pus passou a se formar no local. Com isso, a jovem foi internada em uma unidade de saúde. Os médicos, não tendo outra solução, disseram que Maria teria que amputar sua perna.
“Minha filha gritava de dor e diversas vezes precisou tomar morfina. Não aguentando mais tanta dor, ela chegou a pedir para morrer porque não tinha mais forças”, contou a mãe, Fabiana Borin.
A jovem foi picada pelo mosquito-palha que a transmitiu leishmaniose, uma doença que pode levar até mesmo a morte.