Aconteceu ontem a final do Circuito Mundial de Surfe, em Trestle, nos Estados Unidos. O evento reuniu os 10 melhores atletas da temporada: cinco mulheres e cinco homens. Do número total, 3 atletas eram brasileiros: Italo Ferreira, Filipe Toledo e Tati Weston-Webb.
Desses nomes, um se destacou: Filipe Toledo, também conhecido como Filipinho. Depois de anos “batendo na trave”, o paulista finalmente se sagrou campeão mundial. A caminhada até aqui, no entanto, chama a atenção com altos e baixos.
Filipe estreou no Circuito Mundial quando ainda tinha 17 anos, em 2013. Já naquela época, era apontado como uma grande promessa. Em 2015, foi a primeira vez que Filipe chegou perto de realmente tentar o título, mas uma eliminação precoce encerrou o sonho.
Em 2016, o ano foi marcado por resultados médios e lesões. Tanto em 2016, quanto em 2017, terminou apenas como o 10° do mundo. Em 2018, a pressão sobre o brasileiro se tornou ainda maior depois de uma boa parte do torneio liderando o ranking para chegar a final apenas como terceiro do mundo. Naquele ano, a pressão se tornou ainda maior.
Em 2019, quase silenciosamente, Filipe sofreu com depressão. O atleta só falou abertamente sobre o assunto depois, revelando que não chegou a ser diagnosticado, mas precisou de tratamento psicológico.
“Eu não estava realmente feliz. Eu estava lidando com depressão, mas nunca fui diagnosticado com isso. Eu estava em um lugar escuro. Eu não queria surfar, não tinha o gás para competir“, desabafou na série Make or Break.
Naquele ano, Filipe assistiu Italo Ferreira ganhar o circuito mundial. 2020 não houve torneio, em função da pandemia, mas o ano seguinte foi, mais uma vez, um ano de frustração para o brasileiro. Mais uma vez, atrás de Medina e Ferreira.
Em 2022, no entanto, chegou a vez de Filipe Toledo. Desde 2013 entre os melhores e apontado como candidato ao título, Filipe finalmente se tornou campeão mundial e desabafou. “Queria agradecer a todo o mundo, ainda estou sem acreditar. É um sentimento estranho, de muito feliz e ao mesmo tempo não tenho palavras. Tenho de agradecer a Deus. Ele cumpriu a promessa“, disse após o título.