Você provavelmente já ouviu falar sobre a hemorragia menstrual, mas saberia dizer quais são os ricos que ela traza para a sua saúde?
A hemorragia menstrual se caracteriza pela perda excessiva de sangue no período menstrual e pode acometer qualquer mulher que ainda não tenha passado pela menopausa.
O nome científico da hemorragia menstrual é menorragia e trata-se de uma condição que apresenta riscos severos à saúde pois reduz drasticamente a concentração de ferro no organismo, podendo levar à anemia.
A menorragia posta ainda o risco de redução na oxigenação geral do corpo uma vez que é o sangue que carrega o oxigênio para todo o corpo. É importante prestar atenção aos sintomas, uma vez que este tipo de hemorragia pode ser indício de uma condição mais séria como o câncer uterino.
Se você suspeita que está sofrendo de hemorragia menstrual é impreterível que se consulte com seu ginecologista para eliminar quaisquer suspeitas de uma doença mais séria bem como para determinar a causa do sangramento.
Sintomas da hemorragia menstrual
Além da perda excessiva de sangue na menstruação, a menorragia pode apresentar alguns outros sintomas. são eles:
- Dor na região íntima;
- Presença de coágulos na menstruação;
- Inchaço abdominal;
- Cansaço fácil, em alguns casos, febre.
Causas de hemorragia menstrual
Existem diversas causas que podem estar por trás da hemorragia menstrual. A obesidade e o histórico familiar de mesma condição são predisposições para a doença. Entre as causas mais prováveis para a hemorragia menstrual podemos citar:
- Alterações no útero, como mioma, pólipos, adenomiose e câncer;
- Problemas com a coagulação sanguínea;
- Alterações hormonais, como doenças da tireoide;
- Falta de ovulação;
- Infecções no útero, aparelho urinário ou bexiga;
- Uso de anticoncepcionais;
- Gravidez ou aborto espontâneo.