Nosso corpo sempre encontra meios simples de nos alertar quando algo não está funcionando perfeitamente em nosso organismo. Só precisamos conhecer quais sinais de alertas são e o que eles na verdade revelam sobre nosso estado de saúde.
Um bom exemplo é a cor e textura da cera do ouvido. Sendo assim, listamos nessa pauta algumas situações que nos dizem o que a cor da cera que se acumula no ouvido tem a revelar.
Além disso é sempre bom saber em qual situação devemos nos preocupar e procurar ajuda médica especializada, como um médico clinico geral ou um otorrinolaringologista, por exemplo.
Confira!
1. Cera amarela, pegajosa e macia
Esta é a cor ideal de cera do ouvido, sendo um sinal de que está tudo bem.
2. Cera no tom preto ou marrom
Ao observar esse tom na cera do ouvido, você pode estar com estresse ou a cera já está acumulada no local há um bom tempo, deixando com aspecto envelhecido.
3. Cera acinzentada
Essa cor ainda não é preocupante, podendo indicar apenas que seu ouvido precisa de um pouco mais de proteção e cuidado. Evite o uso exagerado de fone de ouvido ou som muito alto.
4. Vermelha ou com rajadas de sangue
Nesse caso, o médico deve ser procurado o quanto antes, pois você pode estar com infecção ou algo do tipo. Entretanto, só o médico é capaz de dar o diagnóstico e tratar.
5. Cera fluida ou com mau cheiro
Se o seu ouvido está com cera fluida ou mau cheirosa, vá a emergência do hospital mais próximo pois pode haver alguma lesão ou foco de infecção.