O Facebook tem sofrido pressão internacional para demostrar uma ação mais eficiente contra crimes cometidos dentro do ambiente virtual. Isso gerou uma resposta mais energética por parte da rede social no sentido de cooperar com autoridades nacionais.
No Brasil, o escândalo de fake news é um dos crimes que se relaciona diretamente com a rede social. Pelo site, um esquema de disparo de notícias falsas e campanhas de ódio era organizado. Agora, investigações da polícia e Ministério Público começam a se aproximar dos responsáveis.
Como resposta, o Facebook (que detém o próprio Facebook, mas também é dono de Instagram e Whatsapp) baniu 87 perfis e páginas, a maioria vinculada a pautas pró-Bolsonaro. A lista foi divulgada pelo G1, que teve acesso a um estudo publicado nos Estados Unidos.
A lista de contas suspensas não foi divulgada pelo Facebook, mas o Laboratório de Pesquisa Forense Digital (DFRLab) teve acesso aos dados. O Laboratório integra a Atlantic Council que, desde 2018, possui uma parceria com a empresa de redes sociais.
Essa parceria é exatamente no sentido de observar e analisar redes de fake news que se desenvolvem dentro da plataforma. O Laboratório teve acesso a cerca de 80 perfis e, através disso, o G1 compilou uma lista de algumas das páginas que foram suspensas.
Outra coisa que essa análise demonstrou é que os responsáveis tentam disfarçar suas identidades através de contas duplicadas. São perfis com o nome muito semelhante um ao outro que servem como “backup” para as páginas. Se um perfil cair, outros garantem a operação.
Confira a lista divulgada pelo G1: 20 Oprimir, AlanaOpressora, Anticomunismo Brasil, Bolsonaro News, Bolsonaro 2026, Bolsoneas, Cúpula Conservadora, ‘Extrema vergonha na cara’, Jogo Político, Nordestinos com Bolsonaro 2018, Notícias de São Bernardo do Campo (grupo), The Brazilian Post, The Brazilian Post ABC, ‘Vim do Futuro pra Dizer que Bolsonaro Virou Presidente’.
Outras contas do Instagram também foram suspensas: alanaopressora, anticomunismo_brasil, arquivodoolavo, artilhariadobem, avozdopovonews, bolsogordos, bolsonarobravo, bolsonaronewsss, bolsonaroni, bolsonaropr2022, bolsonarorepost, bolsoneas, casalbolsonaro, comomeudinheironao, cupulaconservadora, fechadocombolsonar, didireita2018, direitazonanorterj, gato_fingido, ideologiabrasil, jogopoliticobr, passarinhovoou, porquebolsonaro, thebrazilianpost, trumptrust9876, tudoehbolsonaro, tvanticomunismobrasil.