7 sinais nos pés que apontam que seu fígado está doente e que você jamais deve ignorar

Cuide bem da sua saúde.

Se as pessoas soubessem o quão é importante a função do fígado para a saúde, se manteriam o mais longe possível de tudo que possa fazer mal a este órgão vital.

O bom funcionamento do fígado é fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Por exemplo, o fígado filtra o sangue com nutrientes que vem do trato digestivo, antes de passá-lo para o restante do organismo.

É no fígado onde se encontram as células conhecidas como hepatócitos, tais células atuam como pequenos centros de triagem que determinam quais os nutrientes devem ser processados, quais precisam ser armazenados e quais devem ser eliminados pelas fezes e quais podem retornar para o sangue.

O fígado tem diversas outras funções de suma importância, entre elas estão a desintoxicação do organismo eliminando as substâncias químicas, metaboliza os medicamentos e o álcool, além de produzir as proteínas necessárias para a coagulação do sangue, fornece a bile que auxilia na digestão da gordura.

Por isso é preciso dar atenção aos sintomas que seu fígado envia quando está doente. E os seus pés podem mostrar que seu fígado está precisando de cuidados especiais; confira:

1 – pontos vermelhos e marrons nos pés

Tais pontos podem surgir no tornozelo e no calcanhar e apontam uma possível piora na circulação sanguínea. Quando o fígado não está saudável a circulação do sangue fica prejudicada e assim há mais dificuldades para atingir as extremidades do corpo.

2 – Veia com aspecto de teia de aranha

A formação da veia que são parecidas com uma teia de aranha também pode ser apontada com um dos sintomas de que o fígado está com problemas e demonstram que há problemas nos capilares sanguíneos.

3 – Pé rachado

A rachadura craquelada e com a pele endurecida é sinal de que seu organismo pode estar carente do ômega-3. E se o fígado não estiver saudável ele não absorve as gorduras e os ácidos graxos essenciais como o ômega-3.

4 – Coceira, inflamação ou dor

Geralmente este sintoma aparece na sola do pé, ou seja, na parte baixa do pé e também tem relação com a piora da circulação. Algumas pessoas podem apresentar dor ou inflamação nos pés, e apresentam dificuldades de caminhar e de colocar o pé no chão.

5 – Edema (inchaço)

Outro sintoma comum que aponta um problema mais avançado no fígado, trata-se do edema, ou seja, inchaço nos pés.

6 – Calor e cheiro ruim

Quando seu pé apresenta uma temperatura quente e o odor ruim mesmo usando sapatos higienizados, pode ser um sintoma de que o fígado está doente.

Como o fígado é o responsável pela desintoxicação do organismo e quando ele não está bem o processo detox não acontece da maneira correta o que promove uma maior concentração de bactérias no corpo.

7 – Fungos

Os fungos podem surgir nas unhas ou entre os dedos dos pés. O mau funcionamento do fígado está associado a condição conhecida como intestino permeável o que pode causar o surgimento de muitas bactérias e fungos e entrar na corrente sanguínea.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.